Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Valentine

um blog indefinido e mesclado como só ele sabe ser

"O Amor nos Tempos de Cólera" - Uma Opinião

 

2019-05-23-13-54-32.jpg

 

  Finalmente chega a este belíssimo estaminé uma opinião de um livro lido no âmbito do Uma Dúzia de Livros. Isto porque, devido a outras festividades, este mês não vou conseguir estar na reunião presencial, sítio onde normalmente discorro sobre o livro que escolhi. 

 

  O tema para o mês de junho foi um livro passado num sítio que não conhecemos. Dado que tenho um passaporte muito vazio, a escolha não foi difícil. Este desafio tem sido bastante útil para desbravar livros comprados há meses, perdidos na estante. "O Amor nos Tempos de Cólera" era um desses desafortunados. 

 

  Foi a minha primeira vez com Gabriel García Márquez e confesso que não foi amor à primeira página. Cheguei até a comentar na última reunião que tinha ficado completamente estupefacta com a primeira descrição dada sobre Florentino Ariza. O suposto protagonista desta história de amor parecia-se com tudo menos com o príncipe encantado que eu esperava. 

 

  No entanto, esse pormenor foi das coisas que mais me fez gostar deste livro. As personagens são pessoas reais, com problemas reais, sentimentos reais, o pacote completo. Não são perfeitos, erram e lidam com os seus erros. Demorei algumas páginas até perceber que este era parte do encanto da escrita do GGM. 

 

  Escusado será dizer que adorei. A começar nas personagens e a acabar no enredo, este livro absorveu-me como há muito tempo nenhum o fazia. Depois da desilusão enorme que foi o livro do mês passado ("As Flores Perdidas de Alice Hart" da Holly Ringland), este pequeno foi uma lufada de ar fresco nas minhas leituras.