Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Valentine

um blog indefinido e mesclado como só ele sabe ser

TAG literária

 

Vi esta tag no blog da Raquel e automaticamente senti que tinha sido escrita para mim. Prometi-lhe responder às questões da mesma, daí este post. A todas as outras bloggers bookworms, respondam, quero ler as vossas respostas.

 

1. Já leu algum livro que mudou a sua maneira de ver o mundo?

Ainda não li o tal livro que me vai mudar/marcar para sempre, mas o "Veronika Decide Morrer" do Paulo Coelho mudou a minha visão perante os ditos "loucos". Após ter lido esse livro, cheguei à conclusão que os "loucos" são por vezes mais sãos que os "normais". Louvo-os pela sua frontalidade, coragem e tanto mais. São pessoas que realmente me fascinam por mostrarem o que mais cru existe no ser humano.


2. Gostaria que os seus diários (ou as suas memórias, se nunca escreveu um diário) fossem transcritos e publicados em livro?

Sim, e penso nisso várias vezes por dia. Divido-me sempre em dois pontos; primeiro, não sei se, depois, não me arrependeria de ter deixado tanto a descoberto sobre mim, e, segundo, se as pessoas que passaram na minha vida se sentiriam também desconfortáveis. No entanto, penso várias vezes em deixar algo escrito desse ser género para poder ser adaptado por outro escritor após a minha morte ou em escrever as minhas memórias em cartas e confiá-las à minha irmã, perante as fases da vida que ela estiver a enfrentar.


3. Qual o seu maior medo no universo litérario?

Acho que é o meu medo e o de imensa gente, o plágio. Assusta-me a ideia de alguém agarrar nos meus enredos ou nas minhas personagens e roubá-las, tentar com que sejam suas.


4. Qual o livro que já leu, mas gostaria de reler?

"The Fault In Our Stars" do John Green, mas, não o faço porque a história ainda me está muito presente na memória e pretendo que seja uma redescoberta autêntica.


5. Considera algum livro da sua colecção um troféu (foi difícil de conseguir, uma conquista ou um presente de alguém muito querido)?

Os três livros ("Short Movies" do Gonçalo M. Tavares, "Fotografia" do Joel Santos e "The Beatles" do Allan Kozinn) que o B. me ofereceu são-me muito especiais, porque mostram o quão bem ele me conhece e isso é simply adorable.


6. De qual festa ou comemoração que aconteceu em livros que leu, gostaria de ter participado?

Esta é de caras: Yule Ball do "Harry Potter e o Cálice de Fogo". 


7. Já sofreu algum tipo de bullying literário por causa de alguma obra de que gosta?

Acho que todos nós fomos um bocadinho gozados na altura da Twilight Fever e eu não fui excepção, principalmente porque fui a primeira a começar com isso no meu grupo de amigos.


8. Já participou ou conhece algum grupo de leitura?

Não e acho que não suportaria participar num. Ler livros dentro de um prazo é algo que não me assiste (daí o Memorial do Convento estar na minha mesa de cabeceira há meses repleto de pó).


9. Se tivesse que dividir a sua alma em sete livros, quais seriam?

Bolas, esta não tem resposta ainda. Um dia, talvez irá ter, mas mesmo assim é algo complicado.


10. Se tivesse o poder, qual a personagem de um livro que mudaria, ressuscitaria ou faria desaparecer?

Eu ressuscitaria o Augustus do "The Fault In Our Stars", e a Emily de "O Pacto" da Jodi Picoult. Duas personagens que eu amava de morte e me partiram o coração.

 

4 comentários

Comentar post